Artes Visuais: 3.ª Ciclo + Secundário
7.º Ano
Programa
1.º Período
2.º Período
Exercício 2
Exercício 3
3.º Período
Exercício 1
Exercício 2
Exercício 3
8.º Ano
Programa
1.º Período
2.º Período
Exercício 2
Exercício 3
3.º Período
Exercício 1
Exercício 2
Exercício 3
9.º Ano
Programa
1.º Período
Exercício 1
Exercício 2
Exercício 3
2.º Período
Exercício 1
Exercício 2
Exercício 3
3.º Período
Exercício 1
Exercício 2
Exercício 3
10.º Ano
Programa
1.º Período
2.º Período
Exercício 1
Exercício 2
Exercício 3
3.º Período
Exercício 1
Exercício 2
Exercício 3
11.º Ano
Programa
1.º Período
Exercício 1
Exercício 2
Exercício 3
2.º Período
Exercício 1
Exercício 2
Exercício 3
3.º Período
Exercício 1
Exercício 2
Exercício 3
12.º Ano
Programa
1.º Período
Exercício 1
Exercício 2
Exercício 3
2.º Período
Exercício 1
Exercício 2
Exercício 3
3.º Período
Exercício 1
Exercício 2
Exercício 3
Referências Visuais (Arte/Performance/Cinema/Design/Arquitectura)

que vive e trabalha entre Viena e Limberg. O seu trabalho; Esculturas de Um Minuto mostra relacionamentos inesperados com objetos do quotidiano, tentando questionar a própria definição de escultura. Como as esculturas são fugazes e pretendem ser espontâneas e temporárias, as imagens são captadas apenas em fotos ou em filmes.

Jochen Lempert é um fotógrafo alemão cujo trabalho passa pelo mundo da natureza e dos animais (e por vezes pelo seu confronto/inserção num contexto mais humanizado). Lempert estudou Biologia antes de se dedicar à fotografia no início dos anos 90.

espanhola Lara Almarcegui, baseada em Roterdão, examina processos de transformação urbana provocados por mudanças políticas, sociais e económicas. Estudando características urbanas que normalmente não são foco de atenção: terrenos baldios, materiais de construção, elementos invisíveis...


Olga Mesa. é uma personalidade de destaque na dança contemporânea feita dentro e fora de Espanha. Olga Mesa é apresentada como um criadora eclética que se move em vários campos artísticos. Estudou dança, música e teatro em Espanha e França.


O seu trabalho surge no espaço interdisciplinar da arte, arquitectura e prática social. Um corpo diversificado de arte e performance artística que explora a urbanidade, a justiça espacial e uma poética baseada na terra. Empregando uma ampla gama de medias, da pintura à performance, suas obras examinam a tensão entre política e poética, ação individual e impotência.


Checo, pintor, ilustrador de livros infantis, músico e bailarino. O seu trabalho demonstra um "poeticismo particular", distintivo pelo entendimento e exploração da sua ampla gama de materiais, incluindo objetos encontrados, mas sempre surpreendentes e respeitosamente apresentados.


italiano. O seu trabalho abrangeu quase todos os campos do design, incluindo publicidade, identidade, embalagem, produto, design industrial, interior e arquitectónico; sempre muito claro e conciso, sem desordem ou material desnecessário.




musical, escritor e artista dos E.U.A. Pioneiro da música aleatória, da música eletroacústica, do uso de instrumentos não convencionais, bem como do uso não convencional de instrumentos convencionais.





inglês. Considerado, em função dos seus estudos sobre cor e luz, um dos precursores do modernismo… Hoje é considerado como detentor de uma pintura paisagista sofisticada, elevada a uma iminência/perfeição que rivaliza - em muito - com a pintura histórica…



Joanesburgo, África do Sul. O seu trabalho desenvolve-se em filmes, desenhos, esculturas, animações e performances – que preservam todos os enganos e acrescentos - transmutando eventos políticos sombrios em poderosas alegorias poéticas.

gráfico austríaco, contador de histórias e tipógrafo baseado em Nova York.

Trisha Brown foi uma coreógrafa e bailarina americana, uma das fundadoras do Judson Dance Theatre e do movimento de dança pós-moderno.

norte-americano. Visto como uma das principais figuras do expressionismo abstracto e um dos principais pintores do movimento color field. As suas pinturas são existenciais em tom e conteúdo, compostas explicitamente com a intenção de comunicar um senso de local, presença e contingência.

Richard Serra é um escultor norte-americano conhecido por colocar em confronto a obra e o espaço público. Tem feito trabalhos de grande escala em aço, mas já realizou obras com diferentes tipos de materiais industriais como borracha, chumbo e lâmpadas.



de teatro italiano, dramaturgo, artista e designer que faz parte da vanguarda teatral européia...


com peças produzidas pelos festivais e teatros mais prestigiantes do mundo: o Festival d’Avignon, o Centro Dramático Nacional de Madrid, a Bienal de Teatro de Veneza, o Festival de Outono de Paris, Deutsche OperBerlin, Athens Festival, Tokyo Festival. Em 2009, a UNESCO atribui-lhe o Prémio Europa de Teatro -Novas Realidades Teatrais.

graduado pela Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes, Copenhaga (2002), e Städelschule, Frankfurt (2005). Sua prática, existe na intersecção da autobiografia e da história colectiva, explorando a significação encontrada nos rastros arquivísticos, bem como na natureza maleável da identidade pessoal.


trabalhado em projetos de arquitetura e instalações de arte em França, Portugal e outros pontos do Mundo, ligando as suas obras à intervenção social. Uma das suas primeiras obras, 'Body in transit', para a Bienal de Veneza de 2000, apresentava uma mala para transportar pessoas em aviões, num protesto contra as políticas anti-imigração.


Philip-Lorca diCorcia é um fotógrafo norte-americano cujo trabalho abrange a fotografia documental quanto a encenada, emprestando às suas imagens em grande escala uma mistura narrativa de verdade e ficção...

tipógrafo, autor e artista suíço. Gerstner foi aprendiz de tipógrafo e, em 1949, fundou o seu próprio estúdio de design gráfico, que em 1963, juntamente com os Designers: Paul Gredinger e Markus Kutter, deu origem à GGK, uma importante agência de publicidade suíça. Em 2006, Gerstner doou todo o seu arquivo à Biblioteca Nacional da Suíça, em Berna.

e autor de poemas visuais estadunidense, Um dos mais destacados membros do movimento minimalista.

de arte alemão. Num dos seus projectos mais ambiciosos, o Atlas de Imagens Mnemosine, tentou estabelecer linhas de transmissão de características visuais através dos tempos entre diferentes imagens para provar o nívelamento das caracteristicas, das referências e dos objectivos da imagem no ocidente.

é um artista norte-americano que iniciou a sua carreira durante a década de 1960. Autor de obras em neon, vídeo e som...

significativos realizados pelo estúdio Aires Mateus & Associados, em Portugal, podemos encontrar inúmeras residências particulares e obras públicas como a Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (2001), o Museu da Arquitetura (2006), o Centro de Artes de Sines (2000), o Museu do Farol em Cascais (2003), e a livraria Almedina (2000-2002).

inglês, professor e escritor de arquitectura. Fundador, em 1961, de um movimento - Archigram - que se inspirava em aboradagens high tech, com infra-estruturas leves, computadorizadas e ambientes descartáveis. Apresentando uma visão sedutora de um futuro e de uma sociedade orientada para o trabalho, para o consumo, altamente informatizada e nómada.

indiano-britânico. A sua vasta e significativa obra escultórica é concebida para e à escala de corpos, cidades e paisagem, e da profusão de contextos em que está instalada, desde a escala urbana de metrópoles como Londres, Nápoles, Nova Iorque e Chicago, até às encostas ondulantes de Inglaterra e da Nova Zelândia...


artistas que falaram em arte conceptual… Privilegiando a ideia em vez da obra... Fontana introduz no seu trabalho a noção de espaço, de profundidade, de "ataque"… e questionamento/desrespeito por um dos mais nobres-básicos suportes artísticos…




ser um dos pioneiros no estudo da Micro-História - assinala que a mesma serve como um "zoom" numa fotografia… Em que o investigador observa um pequeno espaço bastante ampliado, mas, ao mesmo tempo, tendo em conta o restante da paisagem, apesar desta não estar ampliada...


de arquitectura, fundado em 1966 em Florença, Itália por Adolfo Natalini e Cristiano Toraldo di Francia; que se tornou conhecido pelas suas obras dentro da arquitectura conceptual e pelas suas propostas anti-arquitectónicas.

norte-americano de arte minimalista. Desde o início da sua carreira, Sol Lewitt dedicou-se a mudar a nossa compreensão das convenções pela alteração dos nossos sentidos.

O seu trabalho gira em torno de um conceito influenciado pela tradição Zen que ele denomina le Vide ou em português: “o Vazio”. O Vazio de Klein é um estado similar ao nirvana, livre de influências do mundo, uma zona neutra em que as pessoas são induzidas a concentrar-se em suas próprias sensações e na “realidade”, e não na “representação”.

Lisboa. Tem exibido o seu trabalho em diversas exposições, individuais e colectivas, nacionais e internacionais, estando representado em diversas colecções particulares e institucionais, tendo sido nomeado para a edição de 2007 do prémio BES-Foto. Desde 2008 tem exercido actividade docente em diversas instituições de ensino.



William Anastasi é um artista americano, considerado um pioneiro da arte conceptual e minimalista. Os seus trabalhos, centram-se num pensamento sobre a experiência e a senssação quotidiana.

Genebra, Suíça, Shahryar Nashat vive e trabalha entre Berlim e Los Angeles. Com um trabalho que questiona as suas próprias condições seria entediante se não questionasse simultaneamente as condições do que significa viver no mundo... (www.frieze.com)

budista chinês, que viveu no século XIII, por volta do final da dinastia Song do sul. Hoje é considerado um dos maiores pintores de Chan (Zen, uma escola/filosófia do Mahayana Buddhism) da história. Suas pinturas a tinta, como o tríptico Daitokuji e o Six Persimmons, são consideradas pinturas essenciais...

cinematográfico internacional lançado a partir de um manifesto publicado em 1995 em Copenhague, na Dinamarca. O manifesto apresenta uma série de restrições quanto ao uso de técnicas e tecnologias nos filmes - e ético - com regras quanto ao seu conteúdo e directores.

um casal de designers norte-americanos, autores de contribuições significativas e notáveis para a arquitectura e mobiliário modernos, com uma vasta obra nos campos do design gráfico e industrial, belas artes e cinema.



gráfico, mais conhecido por ter revolucionado o design de informação aquando da criação do mapa do metro de Londres em 1931...




italiano que esteve ligado ao movimento Arte Povera. Obras como Untitled (Sculpture that Eats) (1968) refletem o interesse de combinar materiais orgânicos e inorgânicos para colocar questões metafísicas para o espectador. “Eu, o mundo, as coisas, a vida - somos pontos de energia, e não é tão necessário cristalizar esses pontos como é mantê-los abertos e vivos”

americana e artista de luz, conhecida pelos seus monocromos brancos. Trabalhos minimalistas feitos com tinta acrílica misturada com microesferas - pequenas contas de vidro comumente usadas em tintas divisoras de faixas de rodovia - que interagem com a luz de maneira diferente, dependendo da relação física do observador com o trabalho...


para a Internacional Situacionista - movimento internacional de cunho político e artístico activado no final da década de 1960 e desfeito após 1972 - "todas as ideias são inúteis, se não se puder encontrar a grandeza na existência de cada dia"...


encontramos sempre a pausa que nos dá a luz, espaços e figuras num trânsito incompleto, “frames” de um longo filme do tempo… Num virtuosismo delicado, ao serviço de um intervalo, de um silêncio…




Impressos/Bibliográficos
AAVV. (2002). Da Obra ao Texto - Diálogos sobre a Prática e a Crítica na Arte Contemporânea.
AAVV. (1995). Josef Müller-Brockmann: Pioneer of Swiss Graphic Design.
AAVV. (2001). Os Desenhos do Desenho - Nas Novas Perspectivas sobre Ensino Artístico.
AAVV. (2010). Patrimonio Inmaterial, Museos y Sociedad. Balances y Perspectivas de Futuro.
AAVV. (2010). Revolution 99-09
ANDRADE, John. (1999). Acção Directa - Dicionário de Terrorismo e Activismo Político.
ARISTARCO, Guido e ARISTARCO, Tea. (1985). O Novo Mundo das Imagens Electrónicas.
BARTHES, Roland. (1981). A Câmara Clara.
BARTHES, Roland. (1957). Mitologias
BARTHES, Roland. (1990). O Óbvio e o Obtuso.
BENJAMIN, Walter. (1936). A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica.
BERGER, John (1982). Modos de Ver.
BONSIEPE, Gui. (1989). Teoria e Prática do Design Industrial.
BURROUGHS, William. (1971). A Revolução Electrónica.
CALVINO, Italo. (1990). Seis Propostas para o Próximo Milénio.
DEBORD, Guy. (1967). A Sociedade do Espectáculo.
Edwards, Betty. (2008). Drawing on the Right Side of the Brain.
ERNESTO de Sousa. (1997). Ser Moderno… em Portugal.
FERNANDES. José. (Coord.). n/a et al. (2002). Desenho Projecto de Desenho.
FERRY, Luc. (2003). Homo Aesthéticus – A Invenção do Gosto na Era Democrática.
GOETHE, Johann Wolfgang von. (1840). Theory of Colours.
HAUSER, Arnold. (1995). História Social da Arte e da Literatura.
ITTEN, Johannes. (1973). Art de la Couleur.
JOLY, Martine. (2001). Introdução à Analise da Imagem.
JOLY, Martine. (2003). A Imagem e a Sua Interpretação.
JOLY, Martine. (2005). A Imagem e os Signos.
LIPOVETSKY, Gilles. (1998). A Era do Vazio.
LYOTARD, Jean-François. (1987). A Condição Pós-Moderna.
MASSIRONI, Manfredo (1989). Ver pelo Desenho: Aspectos Técnicos, Cognitivos, Comunicativos.
MANZINI, Ezio. (1993). La Materia dell’Invenzione.
MOLINA, Juan José Gómez; CABEZAS, Lino & BORDES, Juan (2003). El Manual de dibujo. Estrategias de su enseñanza en el siglo XX.
MüLLER-BROCKMANN, Josef. (1961). Grid Systems in Graphic Design.
MUNARI, Bruno. (1968). Design e Comunicação Visual.
MUNARI, Bruno. (1987). Fantasia: Invenção, Criatividade e Imaginação na Comunicação Visual.
PASTOUREAU, Michel. (1993). Dicionário das Cores do Nosso Tempo: Simbólica e Sociedade.
RUSKIN, John (1971). The Elements of Drawing - 1857.
SALE, Teele BETTI, Claudia. (2004). Drawing a Comtemporary Approach.
SPEED, Harold. (2004). The Practice and Science of Drawing.
TURKLE, Sherry. (1995). Life on the Sreen. A Vida no Ecrã - Identidade na Era da Internet.
VANEIGEM, Raoul. (1963). Banalidades de Base.
Impressos/Periódicos
01
032c
2DArtist
90+10
A
Ábaco
Abc Design
Academia
Achtung
Acción Paralela
A-desk
Aesthetica
Afterall
Agencia Crítica
Anoche Tuve un Sueño
An Other Magazine
Apartamento
Applied Arts
Arq./a
Arquitectura Viva
Ars Magazine
Artclair
Art – Das Kunstmagazin
Art Fag City
Art Forum
Art in America
Art Magazin
Art Monthly
Art News
Art Newspaper
Art Nexus
Art Observed
Art Press
Art World
Art Review
Arte Al Límite
Arte Contexto
Arte y Parte
Arte por Excelencias
Arteria
Artworld Salon
Arts.zin
A Trabe de Ouro
Baseline
Bidoun Magazine
Dirty
Better Photography
Blend
Blitz
Blow Photo Magazine
Bomb
Bonart
Brand Eins
Brumaria
Bypass
Buzz
Cabinet
Caimán Cuadernos de Cine
Capricious
Circa
City Vision
Código
Convergências
Creative Photography Magazine
Creative Review
Culturas
Cura.Magazine
Curve
d[x]i
DAM
DANSK
Dardo
Dazed & Confused
Descubrir el Arte
Design Exchange
Design Week
Desktop Magazine
Domus
Dossier Journal
DQ
Drome
Elephant
Eye Magazine
Étapes
Exit
Exit
FAQ
Flash Art
Fluor
Frieze
Foam
Form
Frog
Grafik
Grial
Harper's Magazine
i:D
Icon
IdN
Interior Design Magazine
Interview
Intro
J.A
Jornal de Letras
Juxtapoz
Kaleidoscope
Klat
Kolt
Lápiz
Le Journal des Arts
Leonardo Electronic Almanac
Les Inrockuptibles
Little White Lies
Manifesta Journal
Mark
Matador
Melómano
Metropolis M
Monocle
Monopol
Mousse
Mouvement
Neo 2
Nero
Neshan
New Left Review
NME
Nueva Revista de Política, Cultura y Arte
Número
Orsai
Pangloss
Parabol
Parkett
Pasajes
Photo
Photo Art Magazine
Photo Magazine
Pin-Up
Pli
Pool
Public Journal
RA Magazine
Ramona
RE-
Roma Publication
SalonKritik
Sand Journal
São Paulo Pólo de Arte Contemporânea
Scherzo
Slanted
Sleek
Spex
Springerin
Superior Magazine
Symbol
Tank Magazine
Tate Etc.
Tendencias del Mercado del Arte
Texte zur Kunst
The Art Newspaper
The British Journal of Photography
The Journal
The L Magazine
The New Order Magazine
The Wire
Texte zur Kunst
Third Text
Typo
Turia
Visual
Volume
W3art
Wallpaper
Winzavod Art Review
Wired
XOXO
Zeit Magazin
Zitty Berlin
Zupi
Digitais/Fonográficos
Tim Hecker, Mirages, 2004
Deathprod, Morals and Dogma, 2004
Cliff Martinez, Solaris: Original Motion Picture Score, 2002
Mogwai, Government Commissions, 2005
Elliott Smith, Either/Or, 1997
Nurse With Wound, Shipwreck Radio, 2001
V/A, Lost in Translation: Motion Picture Soundtrack, 2003
Neil Young, Dead Man: Original Motion Picture Soundtrack, 1996
V/A, Buffalo'66: The Original Motion Picture Soundtrack, 1998Biosphere, Autour de la Lune, 2004
@c, +, 2001
Digitais/Filmográficos
2001: A Space Odyssey, Stanley Kubrick, E.U.A./Inglaterra, 1968
Aquele Querido Mês de Agosto, Miguel Gomes, Portugal, 2008
Belarmino, Fernando Lopes, Portugal, 1964
Berlin: Die Sinfonie der Grosstadt, Walter Ruttmann, Alemanha, 1927
Bu San, Ming-liang Tsai, Taiwan, 2003
Chats Perchés, Chris Marker, França, 2004
Chelovek s Kinoapparatom, Dziga Vertov, U.R.S.S., 1929
Cremaster 1, Matthew Barney, E.U.A., 1995
Cremaster 2, Matthew Barney, E.U.A., 1999
Cremaster 3, Matthew Barney, E.U.A., 2002
Cremaster 4, Matthew Barney, E.U.A., 1994
Cremaster 5, Matthew Barney, E.U.A., 1997
Das Cabinet des Dr. Caligari, Robert Wiene, Alemanha, 1920
De Fem Benspænd, Jørgen Leth/Lars von Trier, Dinamarca, 2003
Desassossego, Catarina Mourão, Portugal, 2001
El último verano de la Boyita, Julia Solomonoff, Argentina/Espanha/França, 2009
Film Socialisme, Jean-Luc Godard, França/Suíça, 2010
Fora de Água, Catarina Mourão, Portugal, 1997
Hamaca Paraguaya, Paz Enciña, Argentina/Paraguai/Holanda/Áustria/França/Alemanha, 2006
Helvetica, Gary Hustwit, E.U.A., 2007
Husbands, John Cassavetes, E.U.A., 1970
Kes, Ken Loach, Inglaterra, 1970
Koyaanisqatsi: Life Out of Balance, Godfrey Reggio, E.U.A., 1983
La Jetée, Chris Marker, França, 1962
Le voyage dans la Lune, Georges Méliès, França, 1902
Les Quatre Cents Coups, François Truffaut, França, 1959
Les Glaneurs et La Glaneuse, Agnés Varda França, 2000
Manufactured Landscapes, Jennifer Baichwa, Belgica, 2006
Mary, Abel Ferrara, E.U.A., 1998
Megacities, Michael Glawogger, Austria/Suiça, 1998
Metropolis, Fritz Lang, Alemanha, 1927
Nanook do Norte, Robert J. Flaherty, E.U.A./França, 1922
Naqoyqatsi: Life as War, Godfrey Reggio, E.U.A., 2002
Objectified, Gary Hustwit, E.U.A., 2009
Out 1: Spectre, Jacques Rivette, França, 1971
Powaqqatsi: Life in Transformation, Godfrey Reggio, E.U.A., 1988
Sans soleil, Chris Marker, França, 1983
Sátántangó, Béla Tarr, Hungria, 1994
Sicilia!, Danièle Huillet and Jean-Marie Straub, Itália, 1999
Solaris, Steven Soderbergh, E.U.A., 2002
Ta'm e Guilass, Abbas Kiarostami, Irão, 1997
The Wild Blue Yonder, Werner Herzog, Alemanha/França/Austria/Inglaterra, 2005
Torre Bela, Thomas Harlan, França/portugal, Itália, Suiça, 1975
Un Chien Andalou, Luis Buñuel, França, 1929
Urbanized, Gary Hustwit, E.U.A., 2011
Winter's Bone, Debra Granik, E.U.A., 2010
Xiao Jia Going Home, Damien Ounouri. França/China. 2008
Xiao Wu, Zhang Ke Jia, China, 1997
Zéro de Conduite, Jean Vigo, França, 1933
Digitais/Internet
www.danielbarroca.net
www.drawingcenter.org
http://queenscouncilarts.com (AE)
www.virtueelplatform.nl
www.visualcomplexity.com